Scroll Top

Luft Solutions na revista Logweb

Prazos de entrega curtos. Se há uma característica que marca o segmento de comércio eletrônico, certamente é esta.

Outra característica deste segmento é o alto nível de serviço necessário. “Não apenas os prazos são curtos, mas a exigência de acuracidade em todas as etapas é muito alta, pois estamos tratando com consumidores finais, que têm geralmente um nível muito baixo de tolerância ao erro e, acima de tudo, têm uma grande expectativa na prestação do serviço”, complementa Cristiano Baran.

Outra questão do setor é a falta de planejamento de ambas as partes – varejistas e transportadoras. Quando um planejamento é mal feito, todo o processo pode dar errado. Baran também coloca como recursos a tecnologia, produtividade e o planejamento de capacidade. Segundo ele, com o correto planejamento, fica mais fácil estar sempre pronto para atender um pedido de pronta entrega.

Pelas características do segmento de e-commerce e até pelos tabus, há de se supor que o papel dos Operadores Logísticos e das transportadoras é fundamental, principalmente para garantir a entrega do produto final em perfeitas condições. No Brasil, mais de 60% do transporte é feito pelo modal rodoviário, ou seja, por caminhões e, por isso, não dá para negar a importância do transportador rodoviário. No entanto, o que garante o prazo, bem como a entrega final em perfeitas condições, é o quanto o transportador está preparado para vencer todas as dificuldades operacionais, tanto no quesito segurança como na falta de infraestrutura das nossas estradas e das nossas cidades.

“Hoje em dia, existem não apenas as datas tradicionais do varejo – dia das mães, dia das crianças, dia dos namorados, Black Friday, Natal – mas, também, diversas datas especificas, onde os varejistas promovem ações específicas com grandes descontos para aumentar o faturamento. Para organizar as ações corretamente, é necessário um planejamento prévio entre varejista e operadores para o correto dimensionamento das capacidades de forma a não impactar o atendimento aos clientes finais”, completa Baran.

Para conferir a entrevista na íntegra, acesse o portal no link abaixo:

http://www.logweb.com.br/e-commerce-prazos-de-entrega-curtos-e-o-alto-nivel-de-servico-necessario-marcam-o-segmento/

Fonte: Logweb