Scroll Top

Milho, algodão e laranja ajudam PIB da agropecuária no 3º tri ante 3º tri de 2016

O terceiro trimestre não foi de bom resultado para a agropecuária brasileira, mas não impediu o setor de manter o forte ritmo de crescimento em relação ao ano passado. É o que mostram os dados do Produto Interno Bruto (PIB), a soma das riquezas geradas pelo Brasil, divulgados nesta sexta-feira (1/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com 2016, a atividade rural é a única a registrar crescimento. Ante o terceiro trimestre do ano passado, os R$ 70,3 bilhões contabilizados no PIB da Agropecuária representaram uma expansão de 9,1%.

“Este resultado pode ser explicado, principalmente, pelo desempenho de alguns produtos da lavoura que possuem safra relevante no terceiro trimestre e pela produtividade, visível na estimativa de variação da quantidade produzida em relação à área plantada”, diz o IBGE.

No acumulado dos nove primeiros meses de 2017, o Produto Interno Bruto da Agropecuária teve alta de 14,6% e nos últimos 12 meses encerrados em setembro, o campo acumulou um crescimento de 14,5%.

Resultado Geral

No geral, a economia brasileira ficou praticamente estável do segundo para o terceiro trimestre do ano, apontando um crescimento de 0,1%. Em comparação com o intervalo de julho a setembro do ano passado, o IBGE registrou crescimento de 1,4% no Produto Interno Bruto do Brasil. No acumulado de 2017, o país cresceu apenas 0,6%. No período de 12 meses encerrado em setembro, a economia também está praticamente estável, mas apontando para uma retração de 0,2%.

Leia a matéria na íntegra em Globo Rural.